Pesquisar este blog

2010!

2010!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

criança sabe das coisas( antevendo o futuro )

nesta época eu deveria ter mais ou menos uns sete ou oito anos, morando com minha mãe já no beco da maré, la no vidigal, minha mãe tinha um amigo chamado chico, um mulato bonito, alto, magro, olhos pequenos, que quando chegava no samba não tinha pra mais ninguém, sempre bem vestido dizia-se que ele trabalhava pra uma empresa de elevadores. me lembro dele sempre de roupa branca, sapatos brancos, boina de lado e, um perfume as cabrochas ficavam enlouquecidas com chico, mas chico não queria nada com ninguém, queria sim era curtir a vida, namorar, trabalhar, se arrumar e, ajudar a mãe dele já bem idosa na época, da minha parte eu gostava do chico apenas por causa do apelido é que na época tinha um samba que fazia o maior sucesso e que dizia assim" lá na minha bocada a criola do chico pedia socorro, pulava e, gemia, e o coro comia, a nega apanhava igual a um ladrão, é isso aconteceu numa madrugada de segunda feira, o chico voltava lá da gafieira, e, encontrou um esperto no seu barracão, ele disse que, quem usa antena é televisão, e só estava cobrando da nega esta vacilação" e por ai á fora o raio era que eu não podia me encontrar com o chico, era automatico ao ve-lo me lembrava da musica, olhava pra ele e, começava a rir, era inevitavél, as vezes ele vinha ate mim e perguntava --- o que é menina? toda vez que voce me ve, me olha e fica rindo, o que foi? --- e eu --- nada, não é nada --- mas uma vez ele comentou com minha mãe e, ele veio ate mim --- cristiane me diz uma coisa, porque é que toda vez que voce encontra o chico voce fica rindo? --- olhei pra ela e respondi --- é por causa da musica --- e, minha mãe --- que musica? --- aquela do bezerra da silva, la na minha bocada, a griola do chico pedia socorro --- ha! entendi, mas voce tem que parar com isso, ele veio me dizer que toda vez que ele te encontra voce olha pra ele e ... começa a rir ---, pra dizer a verdade minha mãe também riu, ela achou engraçado eu mesmo sem saber ler ter associado a musica com o nome do amigo dela, mas não teve jeito era só encontrar o chico e o riso vinha fácil, ele vendo que não tinha jeito ria também, mas sempre com aquele enigma " do que será que esta menina ri?" --- bom o tempo passou e, não é que o chico se enamorou de uma cabrocha? marina, mulata, bonita, cabelos pretos, lisos de hene, corpo bem feito daqueles que os homens param pra olhar, ela sempre linda dava gosto de ver os dois no samba, bailavam na mais completa harmonia, bom, foram morar juntos, chico o mulato faceiro, namorador agora era casado, e bem casado, diga-se de passagem, depois tiveram um filho e, o chico começou á definhar, o homem foi se acabando de uma tal forma que dava até medo, já não tinha mais o sorriso bonito de antes, já não andava mais tão alinhado como antes --- meu deus, o que aconteceu com o chico? eu continuei cantando a musica do chico, pra dizer a verdade eu não sabia muito o que queria dizer mas ... de repente começaram o diz, que diz ---, poxa que mulher filha da puta! --- dizia um --- puta que pariu, quanta sacanagem com o cara, ele não merece isso --- dizia outro --- minha mãe uma vez disse --- a marina esta sendo muito piranha, com o chico! --- custei a entender o que tudo aquilo queria dizer mas, sabia que não era nada bom, e, eu parei de cantar a tal musica, quando me encontrava com ele não sei porque mas pra mim já não tinha mais graça, a  medida em que o tempo ia passando o chico ia cada vez mais definhando e, eu sem entender nada, mas um dia eu entendi --- e, deu-se que com chico cada vez mais acabado marina tomou-lhe a casa, pondo o pobre chico pra morar no porão de sua própria casa, marina deu-lhe uma cama de solteiro uns lensois e, pronto, colocou outro homem dentro de casa e, cada vez mais bonita foi viver a vida, agora mal se via o chico na rua se aposentou, a ultima vez que eu o vi estava um farrapo, chico morreu, o filho deles cresceu, virou bandido, marina também se engraçou com um malandro que tinha por lá, como estas coisas nunca dão certo, um dia a maladrandagem se aborreceu com ambos, mãe e filho, botaram os dois pra fora de casa só com a roupa do corpo tomando-lhes a casa. não sei se chico chegou a bater em marina, mas acho que se ele tivesse feito isso ela não teria agido da maneira como agiu, depois de tudo nunca mais se ouviu falar  de mãe e filho; chico descanse em paz.   

Nenhum comentário: