Pesquisar este blog

2010!

2010!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Morro do Vidigal...

Por esses dias estive em "casa" morro do Vidigal, sou de lá, entre uma cidade e outra cresci. Morro bacana, zona sul do Rio de Janeiro, de frente para o mar, mar este que muitas vezes embalou meu sono e sonhos. A questão não é essa, a questão é a seguinte; sempre "quiseram" aquele lugar, aquele pedaço de pedra e terra, que fica entre, São conrado e o bairro do Leblon, tenho certeza que sempre pensaram assim; "não é justo um monte de pobres, mortos de fome viver em um lugar daqueles". Então, durante minha infância e juventude viviamos sob o medo da remoção, eramos constantemente ameaçados de sermos removidos. Como antes tinhamos lideres, isso nunca foi possivel. De vez enquando vinha um governador qualquer e... Pronto! Vamos remover os favelados do Vidigal! Então lá vinha Dom Helder Camara nos defender e, como o fazia bem! Tá certo, o tempo passou, tivemos tantos problemas e percalços, quanto á mim, assim que cresci, estudei, trabalhei e me mudei, sem medo de ser feliz, parti. Então, chegamos aos anos dois mil, Olímpiadas, copa do mundo... Reformas na cidade, metrô, trem bala e o diabo á quatro. tudo lindo, tudo muito bom( o atual prefeito do rio, é o que fez mais remoção de pobres da história, ganhou até de Pereira passos com o seu bota fora). Com tudo isso veio as UPPS, projeto que no morro do Vidigal deu e tem dado muito certo. Estive lá, vi e senti. Mas a questão agora não é esta. Mas um novo tipo de "invasão" silenciosa e com a aprovação dos prórpios moradores, sim, eles estão colaborando para algo que nem imaginam que já, já vai lhes pesar as costas. Com a redescoberta do morro pela classe média e os estrangeiros, todos os moradores estão felizes da vida,estão todos locando e sublocando casas, quartos, abrindo hostel's, agora, pense num porão com banheiro?
700,000 reais, o aluguel.
um casa de dois quartos, 800, á mil reais.
Comprar uma casa, a coisa agora é de 100 mil pra cima.
A mão de obra de um pedreiro o mais barato gira em torno de... SETE MIL REAIS!Isso mesmo, um pedreiro, o mais barato sai por esse preço. Alguns chegam a cobrar para levantar uma simples casa, dois quartos, sala, cozinha e o banheiro a quantia de TREZE MIL REAIS! E, não quer pagar ao ajudante, isso corre por sua conta.  Uma cerveja, o tal litrão, oito reais.
O famoso pf, 16,00 reais.
Tomar conta de uma criança por duas horas, de 150, á 200, reais.
Agora, vamos pensar no seguinte. um trabalhador médio, ai, por baixo, com profissão, estudo,ganha no máximo se é que ganha, mil e quinhentos reais, isso quando chega á ganhar. E os que ganham apenas o salario minimo? Vivem de quê? Vão comer o quê? Dá pra entender? Com esses preços, já, já, os pobres não teram aonde morar e terão que sair do morro, e quem vai tomar conta do lugar? A classe média alta, que já está por lá, comprando, alugando, e sublocando também, mas meus amigos estão todos muito felizes, é verdade que já a vários empreendimentos por lá, de porte e vulto, tudo muito lindo, bonito, mas e a galerade baixa renda? Vai pra onde? Infelizmente não á o que se possa fazer ou, dizer, eles não percebem e, ainda estão ajudando de bom grado a serem expulsos dos seus lugares, de suas casas, é tudo tão sutil e silencioso que quando se derem conta... Já foi! Porque, agora, a invasão é outra.

Nenhum comentário: