Pesquisar este blog

2010!

2010!

domingo, 4 de dezembro de 2011

ABANDONO.

--- Crianças acordem, já passa das quatro horas da manhã. Andem! Senão vão perder o dia e vão acabar com fome.--- Ainda sonolentos saímos da cama, com sono e frio, sem lavarmos o rosto, ou mesmo pentearmos os cabelos, do jeito que estávamos, calçamos nossos chinelos, saindo em seguida. Não queríamos, mas senão fossemos ficaríamos com fome sem termos o que comer por dias ou, até mesmo por semanas. Então meu irmão e eu, saímos, morro á baixo, descemos rumo ao asfalto. Percorrer as padarias da zona sul. Em busca de sobras, pães, bolos, doces, salgadinhos, e o que mais viesse. E"ela" é nossa mãe. quando saímos ela permanece na cama, voltando a dormir. De nossas andanças pelas ruas da zona sul, muitas vezes voltávamos de mãos vazias. Quando isso acontecia a fome era certa, por dias, sem falar nos xingamentos que nossa mãe nos dirigia. "incompetentes, inúteis, vocês não servem para nada! Vão ficar com fome, ah quer saber? Danem-se!
--- dizendo estas palavras, nossa mãe, já toda arrumada saia, deixando-nos a sós. Trancados no barraco, com fome, frio e sede, sede porque a água que tínhamos para beber, ficava armazenada em uma lata de dezoito litros, que com o passar dos dias, seguia-se enferrujando.Em minha inocência de criança jamais, em momento algum, poderia imaginar que aquela água poderia nos causar algum dano. (trecho do livro ABANDONO)

AO MESTRE COM CARINHO?

A briga entre professores e alunos é antiga, mas aqui em casa, a coisa tá exacerbando.
--- mãe, você xinga baixinho? --- hã? Como assim? Não entendi, me explica isso.
--- é que eu detesto a tia A. Ela é uma chata, tá sempre colocando meu nome no quadro.
--- ela fez isso de novo? Porque? O que você fez?
--- não fiz nada, mas eu odeio ela! por tudo ela coloca nosso nome no quadro e, depois fica dizendo que a gente não vai fazer isso, não vai fazer aquilo, ela é uma chata, eu não gosto dela, não gosto mesmo, diz ai, você xinga baixinho?
--- porque você quer saber isso?
--- porque quando a tia A, está assim "perturbante" eu xingo ela bem baixinho!
--- vou dizer a verdade pra você minha filha, as vezes eu xingo sim, bem baixinho, mas não é sempre, o que você xinga? Você xinga a sua professora de que?
--- de vaca, cadela, nojenta e bruxa, ela é tudo isso, e chata também, ela é "perturbante" e nojenta também. Hoje eu não fiz nada, ela queria que eu fosso dormir, mas eu não dormi, porque não estava com sono, ai, ela botou meu nome no quadro e disse que eu não vou no passeio da creche, por isso eu xinguei ela bem baixinho, sempre faço isso, toda vez que a tia A. fica "perturbante" eu xingo ela bem baixinho!
--- sei que não deveria compartilhar destas coisas, mas não tive alternativa, me pus a rir, fiquei pensando que o mundo deve ser assim desde sempre. Alunos x professor. Desde quando o primeiro ser humano resolveu ser professor, não quero isso nunca, DEUS meu livre e defenda, agora estou preocupada é com os próximos anos, no final de dezembro minha filha completará seis anos e, já vai para o primeiro ano, acho que isso vai render... Depois disso seguimos descendo a rua, rua a sorveteria, que é para onde íamos. 

Dia mundial do homem, do Homem mesmo.

Adoro homens! É... admito, gosto muito deles. Me pus á pensar sobre isso, (eles) outro dia. Tudo porque lembrei-me de meu pai e meu irmão. Que já morreram. Homens são legais, divertidos, inteligentes, e sim, censsivéis também. Sem falar que quando querem fazem coisas bem bacanas. Homens são cheirosos, delicados,  atenciosos quando querem, (é verdade) meu pai era um amor de pessoa. Basta dizer que criou á mim e ao meu irmão, sozinho, Depois ainda ajudou-me á cuidar de mais três irmãos, filhos de minha mãe. Sempre carinhoso, amoroso. Papai nunca gritava, nunca levantava a voz. HOMEM trabalhador, educado que foi, nunca o vi fazer grosserias com quem quer que fosse. Com mulheres então... Meu irmão, Eduardo Damião bispo, seguiu-lhe os passos, só não quis ter filhos, quando morreu aos trinta e dois anos, não deixou herdeiros, HOMEM trabalhador, inteligente, bacana, educado também. Se perdeu é verdade, nos últimos anos, sofria terrivelmente com o vicio em drogas (cocaína pra dizer a verdade) mas isso não tira lhe tira os méritos, da pessoa maravilhosa que foi. exitem outros homens que admiro também.
Zeca pagodinho.
seu jorge
barack Obama.
meu marido, mas ele não sabe disso.
meu filho, rodrigo
meu falecido sogro, um grande homem, uma grande pessoa.
José Junior, a quem costumo chamar de "o salvador de homens."
Brad pitty, liiiiiindo.
Antônio bandeiras, já foi mais lindo.
Morgan freeman, soberbo.
William pertersen. c.s.i. adoro.
Luciano huck. é tudo de bom.
meu avô, Geraldo bispo.
senhor Cristóvão, o dono do armazém, aqui perto.Sempre com uma palavra amiga.
senhor aloizio, dono da birosca mais legal do morro do Vidigal.
José wilquer, estou com saudades de ve-lo na teve.
Roberto Carlos, o cantor, pelo conjunto da obra.
Gandhi.Sem palavras.
meu tio emprestado jorge.
meu tio de verdade, Antônio Damião bispo.Grande horador e pregador.
Luciano Sampaio, doido varrido, mas muito gente boa.
Fábio, um doido beberão, mas ainda assim um sujeito super bacana. Adoro.
caio castro, porque disse que gostava de ser HOMEM e, caíram de pau em cima dele.
Fernando Rodrigues Alves.Alguém conhece?
Thiago Neves, a quem estou aprendendo a admirar. tem futuro como pessoa bacana.
Robson Rodrigues antunes, é bacana, mas não sabe, ou sabe?
Bon Jovi, pelo pessoa que é, sei pouco sobre ele, mas o que sei já me basta.
tio Gabriel, uma pena que demorei para conhece-lo.
meu amigo e escritor, fabiano marinho. Ainda vamos nos conhecer pessoalmente.
outro escritor. Thomas Holl, me deu dicas valiosas sobre o mundo dos escritores.
Tony tornado, preciso dizer?
em suma, é isso. Vamos salvar os HOMENS, homens legais, bacanas, sei que existem muitos deles por ai.










um pouco de mim.

... sempre fui assim. Não deveria, mas sempre fui, extremamente ativa, mil coisas ao mesmo tempo. E não é que agora, aos quarenta anos estou novamente fazendo tudo ao mesmo tempo e agora? Estudando, trabalhando em dois lugares, em uma escola das 9;30 ás 17 e 30. E de quinta a domingo em um bar. Como cozinheira. Acho que estou á me sair bem. L á se vão quase três meses. Mas confesso, ando colhendo cada história... Não sei se posso contá-las. Bem sei que algumas histórias não vou resistir. Como essa.
Duas da madruga, um tiozinho, ali na casa dos 60, tenta ganhar uma menina de mais ou menos 19 á 20 anos. Ele tenta, ela rebate. --- acho que não! Não dá! Eu sou amiga da Daniele e, você sabe muito bem disso --- não deu pra eu ouvir o que ele dizia no ouvido da "gatinha" mas posso imaginar e vocês também. Sei o que ela respondia porque eles estavam sentados num lugar bem perto da cozinha e, sabem como é. "gatinha que é "gatinha" só fala  aos gritos e balançando os cabelos. Muito bem alisados ---. Não! já disse, não dá! --- o tiozinho não insiste mais. então ali pelas tantas, botaram uma moda de violo para tocar, o tiozinho se anima, se põe á dançar e a cantar, a "gatinha" está de olho, olha para o tiozinho, vira e diz --- nossa, que musica chata, ai que saco, isso é do tempo da minha avó!--- tiozinho que estava numa tentativa de conquista, pará, percebi que ele ficou triste, deixou de dançar e cantar, percebo o abatimento no rosto dele. então ele se levanta, vai até o caixa, paga e conta e, vai-se embora, abatido, a "gatinha" ficou por lá, balançando os cabelos e reclamando da musica, da vida e de tudo. Sinceramente? Achei a "gatinha" um tantinho insensata.